História da Eletricidade - Conceitos #001


1600 a.C. - Grécia Antiga
Tales de Mileto descobriu as propriedades do âmbar esfregando-o a um pedaço de pele de carneiro. O material atraia fragmentos de palhas e madeiras. Tales acreditava sobre a existência de uma "alma" aos materiais que apresentavam as características de eletrização. 


800 a. C. - Grécia Antiga
Homero (em torno de 850 a.C), Platão (429 a 377 a.C) e Aristóteles (384 a 322 a.C.), já demonstravam trabalhos com as propriedades dos imãs, porém existem duas histórias sobre a descoberta de tal material. A primeira versão contada, traz um pastor chamado Magnes que enquanto pastorava seu rebanho na região do Monte Ida, Ilha de Creta - Grécia, notou que seu cajado e suas sandálias atraiam fortemente alguns tipos de pedras. 
A segunda versão de tal história diz que na região de Magnésia, Ásia Menor, foi encontrada grande quantidade de um mineral de ferro que possui poderes de atração por quase todos os metais ferrosos.

1600 d.C. - Inglaterra
Willian Gilbert publica sua principal obra De Magnete, que descreve diversas experiências com o modelo de terra chamado Terrella, onde conclui que a terra é magnética e esse é o motivo para que as bússolas apontem para o norte. Até então acreditavam que tal feito aconteciam devido a estrela polar ou as grandes ilhas magnéticas do norte que atraiam as bússolas. 
Esta obra ainda conta com o estudo do âmbar, em grego elektron, nome utilizado por Gilbert para denominar o estudo da eletricidade.

1660 d.C. - Alemanha

Otto Von Guericke projeta e constrói a primeira máquina eletroestática, constituída essencialmente de um globo de enxofre que podia ser girado e friccionado com a mão, de onde saltavam centelhas, o que o levou a teorizar a natureza elétrica dos meteoros luminosos, em especial dos relâmpagos.

1729 d.C. - Inglaterra

Stephen Gray descobre a eletrização por indução e faz também a distinção  das propriedades dos materiais condutores e isolantes.

1730 d.C. - França

Charles Du Fay descreve pela primeira vez em termos de cargas elétricas a existência de atração e repulsão.

1744 d.C. - Holanda

Universidade de Leyden, inventam um dispositivo denominado Garrafa de Leyden. Uma espécie primitiva de capacitor, capaz de armazenar energia elétrica e que foi inventada ao acaso por Pieter van Musschenbroekprofessor de tal universidade que estudou suas propriedades e a popularizou.

1750 d. C.- Estados Unidos

Benjamin Franklin carregou uma Garrafa de Leyden utilizando pipas durante tempestades e constatou que os raios são uma forma de eletricidade. Tal descoberta possibilitou a invenção dos primeiros para raios. Com base na teoria de que a eletricidade era um fluido, Franklin estabeleceu os termos de eletricidade positiva e negativa, assim como as propriedades de atração e repulsão entre corpos carregados.

1780 d.C. - Itália

Luigi Galvani descobre que as pernas de um sapo morto, que estavam sobre uma placa metálica sofriam contrações quando tocadas com um bisturi e atribui o fato as descarga elétricas.

1796 d.C - Itália

Alessandro Volta constrói a primeira pilha utilizando discos de cobre e zinco separados por uma material que continha solução ácida, após descobrir que ocorre uma reação química quando dois metais diferentes ficam em contato com uma solução ácida, devido a corrente elétrica que surge.

1820 d.C. - Dinamarca

Hans Christian Oersted descobre que uma corrente elétrica  fluindo em um condutor é capaz de alterar a agulha de uma bússola.

1831 - d.C. - Inglaterra

Michael Faraday descobriu que se um condutor se movimentasse dentro do campo magnético de um imã, uma forma eletro motriz era induzida nos terminais do condutor.

1800 d.C. - França

Charles Augustin Coulomb descobriu que a força entre dois pólos carregados é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles e diretamente proporcional à suas magnitudes.

1820 d.C. - França

André Maria Ampere, demonstrou que condutores percorridos por correntes elétricas desenvolvem forças de atração ou de repulsão, durante seus estudos inventou a solenóide. Ampere também elaborou a formulação matemática do eletromagnetismo, Lei de Ampere.

1827 d.C. - Alemanha

George Simon Ohm descobriu a relação entre corrente, tensão e resistência em um condutor elétrico, surgindo uma das mais utilizadas expressões na eletricidade, a Lei de Ohm.

1830 - Estados Unidos

Joseph Henry descobriu a indução eletromagnética e a conversão de magnetismo em eletricidade.

1833 d.C. - Alemanha

Wilhelm Weber e Karl Gauss desenvolveram um telégrafo eletromagnético que posteriormente foi aperfeiçoado por Werner Von Siemens e Samuel Morse.

1833 d.C. - Inglaterra

Michael Faraday estaveleceu as leis da eletrólise, da capacitância elétrica e inventou o motor elétrico, o dínamo e o transformador.

1875 - Estados Unidos

Alexander Graham Bell inventou o telefone
1880 - Estados Unidos
Thomas Edison desenvolveu a lâmpada elétrica incandescente
1882 - Estados Unidos
Thomas Edison projetou e construiu as primeiras usinas geradoras, uma em Londres e duas nos Estados Unidos. Ambas pequenas e forneciam eletricidade em corrente contínua.

1864 - Inglaterra
James Maxwell desenvolveu as equações fundamentais do eletromagnetismo, conhecidas por Leis de Maxwell.

1886 - Estados Unidos
George Westhinghouse inaugurou o primeiro sistema de energia elétrica em corrente alternada utilizando um transformador eficiente desenvolvido por W. Stanley. Nos anos seguintes já haviam algumas usinas em corrente alternada que alimentavam cerca de 135 mil lâmpadas. A transmissão era feita em 1000 volts.

1890 - Sérvia
Nikola Tesla criou um sistema de geração de energia elétrica trifásica, que passou a ser utilizado em 1896.

_________________________________________________________________

REFERÊNCIAS:
Mendes M. 
Link acessado em 2017: < http://brasilescola.uol.com.br/fisica/eletricidade.htm >


Walter O. L.
Link Acessado em 2017: < http://www.univasf.edu.br/~edmar.nascimento/iee/1HistoriaEletricidade.pdf > 

Nenhum comentário

Deixe suas considerações e comentários aqui.

Tecnologia do Blogger.