Dispositivo de Proteção Contra Surto (DPS) - Conceitos #006
Os dispositivos de proteção contra surtos (DPS) são equipamentos capazes de detectar altos níveis de tensão, muitas vezes causadas por descargas atmosféricas (raios) ou manobras nas redes, e desviar as correntes de surto para o sistema de aterramento, realizando a proteção dos seus equipamentos eletro-eletrônicos.
SURTO ELÉTRICO
O surto elétrico é um pico de energia que acontece em um curto período de tempo e podem danificar seus equipamentos eletro-eletrônicos.
No gráfico de tensão abaixo podemos verificar que no segundo ciclo da onda senoidal existem dois picos de tensão, que exemplificam os surtos elétricos nas redes de corrente alternada 220Vca.
Quando em uma tempestade acontecem descargas atmosféricas, estes raios podem causar surtos em nossa rede elétrica, mesmo que essa descarga aconteça a quilômetros de distância da sua residência. Isso acontece porque os raios geram campos eletromagnéticos que são irradiados e assim induzem sobrecargas nas redes elétricas.
Os surtos também podem acontecer em outras ocasiões, como quando ligamos grandes máquinas, por exemplo quando acionamos elevadores, ar-condicionados e máquinas de lavar. Situações em que as companhias de energia estão manobrando a rede, também podem gerar surtos.
Para proteger nossos eletrodomésticos dos surtos podemos utilizar os Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS). Esses equipamentos são capazes de detectar os surtos de tensão na rede elétrica e quando acionados drenam as corrente de surto para o sistema de aterramento, não permitindo a passagem dessas altas correntes para os equipamentos ligados à rede.
Os DPS podem ser divididos em três classes:
Classe I - Utilizados em residências, comércio e indústrias, possuem a capacidade de interromper surtos diretos na rede.
Classe II - Possuem a capacidade de proteger os efeitos indiretos das descargas atmosféricas. Também são utilizados em residências, comércio e indústrias.
Classe III - Utilizados para a proteção de equipamentos eletrônicos.
ESQUEMAS DE LIGAÇÕES
Monofásico Bifásico
Trifásico com neutro aterrado Trifásico com neutro
Post a Comment