Disjuntores - Conceitos #004
FUNÇÃO DOS DISJUNTORES
Os disjuntores são dispositivos eletromecânicos utilizados para a proteção das residências, edifícios e industrias. Sua função é monitorar a corrente elétrica, interrompendo-a quando os níveis atingem intensidades inadequadas para os circuitos.
FUNCIONAMENTO
Témico - Quando houver um aquecimento a lâmina bimetálica sofrerá uma deformação, promovendo o desligamento do circuito interno do disjuntor.
Magnético - Quando houver uma sobre-corrente passando pela bobina, cria-se um campo magnético que desloca o núcleo ferroso da bobina, acionando o desligamento do circuito interno.
UTILIZAÇÃO
Os Disjuntores Térmicos são utilizados para proteção de incêndios e de variações de tensões. São dispositivos de lenta atuação e pouco preciso.
Os Disjuntores Magnéticos são utilizados para a proteção de curto-circuitos.
Os Disjuntores Termomagnéticos são os disjuntores mais encontrados nas instalações elétricas. Possui ambas funções de interrupção, tanto pelo efeito térmico quanto pelo efeito magnético.
OUTROS TIPOS DE DISJUNTORES
Disjuntor Caixa Moldada - é utilizado principalmente na entrada de alimentação de painéis, pois possui características únicas de seccionamento e unidades térmica e magnética, além de acessórios eletrônicos que comunicam via rede para monitoramento e seccionamento remoto.
Disjuntor Motor - é um componente desenvolvido para a proteção de curto-circuito e sobrecargas nos motores. Em alguns modelos existe a possibilidade de ajuste do térmico que permite maior precisão na atuação em caso de sobrecarga.
Disjuntores Residuais - são dispositivo de seccionamento mecânico destinado a proteção de sobrecargas, curto circuito e sua principal função é seccionar quando houver uma corrente de fuga à terra, ou seja antes que o usuário leve um choque. Para este componente irei fazer um post detalhando seu princípio de funcionamento e suas características específicas.
CARACTERÍSTICA ESPECIFICA DOS DISJUNTORES
Para cada tipo de carga existe uma curva de desligamento. Essa curva é determinada pelo tempo em que uma corrente acima da corrente nominal poderá permanecer no circuito sem que o disjuntor desarme.
Disjuntor Curva B - Estipula uma corrente de ruptura de 3 a 5 vezes a corrente nominal do disjuntor. Utilizados em circuitos resistivos, onde a demanda de corrente na partida dos equipamentos é relativamente baixa.
Disjuntor Curva C - Estipula uma corrente de ruptura de 5 a 10 vezes a corrente nominal do disjuntor. Utilizados para cargas indutivas, como motores, circuitos de iluminação em geral e ligação de bobinas.
Disjuntor Curva D - Estipula uma corrente de ruptura de 10 a 20 vezes a corrente nominal do disjuntor. Utilizados em grandes motores e transformadores, onde se deseja proteção para curto-circuitos de altíssima intensidade.
Já sabe qual disjuntor você deve usar no seu projeto? Deixem nos comentários dúvidas e opiniões para podermos discutir sobre o tema.
Post a Comment